ANEEL regula o setor de energia elétrica no Brasil

0
67
aneel
Sede da ANEEL é em Brasília; agência regula setor elétrico brasileiro

Conheça o papel da Agência Nacional de Energia Elétrica

Você já reparou como a energia elétrica é essencial na sua vida?

A energia elétrica está presente no seu dia a dia. No seu computador, carrega o seu celular, aquece a água do seu banho, está nas escolas e nos hospitais.

Para garantir que esse serviço essencial funcione com qualidade é que existe a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Ela fornece as condições para que o sistema elétrico brasileiro trabalhe adequadamente cuidando para que a energia elétrica seja gerada, transmitida e distribuída de maneira contínua e com preço justo.

É a ANEEL que elabora as regras,  que garante os seus direitos e a qualidade da energia que chega da sua casa.

ANEEL e os direitos e deveres do consumidor

energia eletrica economia conta

A resolução normativa ANEEL 414  estabelece as condições gerais de fornecimento de energia elétrica. Nela você encontra os direitos e os deveres dos consumidores e das empresas de energia elétrica.

A ANEEL calcula e aprova tarifa cobrada pela sua distribuidora para que o valor na sua conta de luz seja suficiente para o equilíbrio do sistema e, consequentemente, garantir a plena continuidade do serviço.

Antes de tomar decisões que possam afetar o cotidiano de todos, a ANEEL promove debate propostas com a população, por meio de audiências e consultas públicas.

A intenção é promover uma regulação marcada pela autonomia e transparência.

A ANEEL é responsável por fiscalizar continuamente as empresas do setor para o cumprimento de todas as obrigações relativas ao serviço público de energia elétrica, além de cuidar para que o sistema elétrico funcione adequadamente.

É dever da agência de regulação estimular a inovação e tecnologia para que soluções sustentáveis sejam desenvolvidas e cheguem à sua casa. Confira o vídeo institucional produzido pela ANEEL:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here