Conheça a biomassa: terceira maior fonte de energia do Brasil

0
200
Biomassa

A Biomassa já é a terceira maior forma de produzir energia no país. É responsável por 9% da matriz energética brasileira e contribui para diversificar a produção e atender a demanda de consumo.  

A energia move o planeta, acende as luzes das residências, liga os eletrodomésticos, movimenta as indústrias, acelera os veículos e conecta as pessoas. Os maiores consumidores de energia são as indústrias, as residências e o comércio. No total, o Brasil consome quase 470 mil gigawatts hora de energia por ano.

Uma das formas de garantir a continuidade e o aumento desse consumo com crescimento econômico é diversificar a produção.

Biomassa, alternativa de produção de energia renovável

biocombustiveis
Combustível produzido com biomassa: economia e sustentabilidade

Assim ,existe a preocupação de estimular o desenvolvimento de outras energias renováveis. Um dos projetos acontece na Usina Hidrelétrica de Itaipu. Parece um contrassenso uma empresa que vende energia elétrica estimular novas matrizes que não dependam da água.

Já do lado de fora, um posto de combustível no tanque do carro um tipo de gás composto principalmente por metano, que polui muito menos que a gasolina, e o mais importante, produzido a partir de restos de alimentos vindos de restaurantes.

Os 450 quilos disponíveis por dia, são suficientes para encher o tanque de sete carros, por exemplo.  Os resíduos orgânicos são colocados em sistemas biodigestores e, por meio de processos químicos são transformados em gás. Eis a biomassa.  

A biomassa é a terceira maior forma de produzir energia no país, com 9% da matriz energética nacional. O gás pode ser produzido a partir de qualquer resíduo orgânico como dejetos de animais, sobras de abatedouro, a cana de açúcar. É o exemplo de energia limpa, barata e renovável.

Produção de biomassa equivale a uma Itaipu

O potencial de produção de biogás no Brasil equivale um pouco mais do que a produção da Usina de Itaipu. No entanto, a previsão é de um aumento da produção de energia de biomassa no país.

Afinal, o crescimento econômico depende de uma diversificação da matriz. E as energias renováveis se apresentam como excelente alternativa, ainda mais considerando os custos de produção e valorizando a sustentabilidade.

Projetos de veículos movidos a energia renovável representam o futuro da utilização da energia com base na eficiência. Menos poluição e mais economia, a produção da energia via biomassa é uma alternativa que ganha cada vez mais espaço na matriz energética brasileira.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here